Não morres satisfeito. A vida te viveu Sem que vivesses nela. E não te convenceu Nem deu qualquer motivo Para haver o ser vivo.
A vida te venceu Em luta desigual. Era todo o passado Presente presidente Na polpa do futuro Acuando-te no beco. Se morres derrotado, Não morres conformado.
Nem morres informado Dos termos da sentença Da tua morte, lida Antes de redigida. Deram-te um defensor Cego surdo estrangeiro Que ora metia medo Ora extorquia amor.
Nem sabes se és culpado De não ter culpa. Sabes Que morre todo o tempo No ensaiar errado Que vai a cada instante Desensinado a morte Quanto mais a soletras, Sem que, nascido, mores Onde, vivendo, morres.
Carlos Drummond De Andrade
Outras frases de Carlos Drummond de Andrade
+ Para Sempre Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. - Carlos Drummond De Andrade
+ Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar. - Carlos Drummond De Andrade
+ Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante. - Carlos Drummond De Andrade
+ Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes. - Carlos Drummond De Andrade
+ A ignorância, a cobiça e a má-fé também elegem seus representantes políticos. - Carlos Drummond De Andrade