Ainda mais absurda é a teoria de que o Estado é a condição da liberdade moral e, dessa forma, a condição da moralidade. A liberdade reside além dos fenômenos e, na realidade, além das disposições humanas. Conforme vimos, o Estado dificilmente é dirigido contra o egoísmo em geral. Ao contrário, ele surgiu através do egoísmo e existe apenas para favorecê-lo. Esse egoísmo sabe muito bem onde reside seu interesse máximo. Ele procede metodicamente, renunciando ao limitado ponto de vista individual em favor do ponto de vista universal, tornando- se, dessa forma, o egoísmo comum a todos. O Estado é, portanto, criado na suposição de que seus cidadãos não se comportarão de acordo com a moral — ou seja, não escolherão agir de modo correto por razões morais (isto é, para o bem de todos). Pois, em primeiro lugar, se esse fosse o caso, não haveria necessidade do Estado. Assim, o Estado, que pretende promover o bem-estar de todos os cidadãos, de modo algum é orientado contra o egoísmo em geral. É orientado apenas contra a multiplicidade de egoísmos particulares e seu efeito deletério sobre o egoísmo coletivo, que deseja o bem-estar comum.

Livro: “O mundo como vontade e representação”


Arthur Schopenhauer

Outras frases de Arthur Schopenhauer

+ A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais. - Arthur Schopenhauer

+ Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre. - Arthur Schopenhauer

+ As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo. - Arthur Schopenhauer

+ O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos. - Arthur Schopenhauer

+ Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos. - Arthur Schopenhauer

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