Certas reações a este livro, ultrapassando a taxa de imbecilidade média prevista, tiraram do autor qualquer dúvida que ele porventura ainda tivesse quanto à credibilidade da tese aqui defendida, segundo a qual alguma coisa nos cérebros dos nossos intelectuais não vai bem.
Primeiro foi o Paulo Roberto Pires que, não gostando deste livro, inventou outro e escreveu sobre ele em O Globo, jurando que era este. Depois vieram André Luiz Barros, Gerd A. Bornheim, Muniz Sodré, Emir Sader e Leandro Konder, que, reunidos numa página do JB de 4 de setembro, nada dizendo do livro, emitiram estes pareceres a respeito da pessoa do autor: Não é de nem homem. É um bestalhão. Não vou servir degrau para uma pessoa dessas. Ė covarde. Se apoia no poder econômico. É direitista. Não tem nem diploma.
Diante de tais perdigotos, só resta ao acusado acrescentar à sua tese as letrinhas fatidicas:
C.Q.D
Detalhes da demonstração o leitor poderá obter no suplemento que reúne nas páginas finais do presente volume as respostas do autor a essas e outras criaturas inquietas que, à simples audição da palavra “imbecil”, logo sairam gritando: “É comigo!” E manifestando o desejo incontido de dar com a cara na mão do autor. O suplemento destina-se a pedir a essa parcela do público que se acalme e aguarde na fila, pois, não havendo escassez de carapuças na praça, não há também motivo de afobamento.
Olavo De Carvalho
Outras frases de Olavo de Carvalho
+ Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre. - Olavo De Carvalho
+ O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer. - Olavo De Carvalho
+ Os fortes não têm medo de encarar o pior: os fracos fogem dele porque sua mera visão os esmaga. - Olavo De Carvalho
+ A vaidade da ignorância é um abismo de miséria humana. - Olavo De Carvalho
+ Conservadorismo significa fidelidade, constância, firmeza. Não é coisa para homens de geleia. - Olavo De Carvalho