O princípio fundamental do marxismo está certíssimo: todos os valores materiais do mundo são produzidos pelo trabalho humano. Só que ele soma a essa premissa uma segunda, de que é possível e obrigatório devolver a cada indivíduo o valor integral daquilo que produziu, e de que deixar de fazer isso é um crime. Ele só não reparou que o pagamento do trabalho não vem automaticamente, mas depende do fator mais ignorado em “Das Kapital”: o consumidor. O consumidor só paga por aquilo que compra, não por tudo aquilo que o trabalhador poderia desejar que ele comprasse, e não vejo como poderia ser de outra maneira. A própria vida de Karl Marx comprova isso: ele nunca recebeu o equivalente do trabalho despendido para escrever os seus livros, pelo simples fato de que o autor morreu antes de que eles fizessem sucesso. Karl Marx, como muitos de nós, não foi prejudicado por nenhum capitalista, mas pelo tempo.
Ademais, como poderia o capitalista pagar o valor integral do trabalho, se além deste ele tem de pagar pela matéria-prima, pelas máquinas, pelo imóvel da fábrica, etc. etc. etc.? Ad impossibilia nemo tenetur.
Olavo De Carvalho
Outras frases de Olavo de Carvalho
+ Os fortes não têm medo de encarar o pior: os fracos fogem dele porque sua mera visão os esmaga. - Olavo De Carvalho
+ Não há covardia mais torpe que a covardia da inteligência, a burrice voluntária, a recusa de juntar os pontos e enxergar o sentido geral dos fatos. - Olavo De Carvalho
+ As portas do espírito só se abrem à perfeita sinceridade de propósitos. - Olavo De Carvalho
+ Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira. - Olavo De Carvalho
+ O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer. - Olavo De Carvalho