Por te falar eu te assustarei e te perderei? mas se eu não falar eu me perderei, e por me perder eu te perderia. (A paixão segundo G. H.)
Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. (…) Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso. (Água viva)
Respeite mesmo o que é ruim em você – respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você. (…) Não copie uma pessoa ideal, copie você mesma – é esse o único meio de viver. (Correspondências)
E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano. (Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres)
O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. (Correspondências)
“Eu te odeio”, disse ela para um homem cujo crime único era o de não amá-la. “Eu te odeio”, disse muito apressada. Mas não sabia sequer como se fazia. Como cavar na terra até encontrar a água negra, como abrir passagem na terra dura e chegar jamais a si mesma? (Laços de família)
Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece. (Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres)
Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim. (Um sopro de vida)
Às vezes me dá enjoo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só. (A via crucis do corpo)
O que me atormenta é que tudo é “por enquanto”, nada é “sempre”. (Clarice Lispector: esboço para um possível retrato, de Olga Borelli)
Corro perigo Como toda pessoa que vive E a única coisa que me espera É exatamente o inesperado. (Água viva)
Clarice Lispector
Outras frases de Clarice Lispector
+ Vou dormir porque não estou suportando este meu mundo de hoje, cheio de coisas inúteis. - Clarice Lispector
+ Vou te dizer o que eu nunca te disse antes, talvez seja isso o que está faltando: ter dito. Se eu não disse, não foi por avareza de dizer, nem por minha mudez de barata que tem mais olhos que boca. Se eu não disse é porque não sabia que sabia — mas agora sei. Vou-te dizer que eu te amo. Sei que te disse isso antes, e que também era verdade quando te disse, mas é que só agora estou realmente dizendo. - Clarice Lispector
+ Vou tentar explicar, mas explicar não justifica. - Clarice Lispector
+ Vou experimentar tudo o que possa, não quero me ausentar do mundo. - Clarice Lispector
+ Vou me acrescentando em folhas. (Água Viva) - Clarice Lispector